segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A importância do Pin Rotário


    Vamos falar neste artigo sobre a importância de usar o Pin Rotary, sei que muitos rotarianos não tem costume de carregar tal adorno, os motivos para isso são vários: alguns acham que é uma perda de tempo coloca-lo, outros acreditam que o uso do Pin não acrescentará em nada ao seu dia, companheiros se esquecem de coloca-lo ou mesmo sentem vergonha de usar um adorno na roupa.
    Mas esse tipo de pensamento não deveria estar na mente de um rotariano, membro de um clube com uma linda simbologia em seu Pin. A roda denteada (e não dentada), pode ser vista como uma engrenagem que faz a maquina de nossa sociedade funcionar; seus seis raios são: Família, Ação, Amizade, Profissão, Religião e Instituição, qualidades essenciais na vida, que com pilares sustentam uma personalidade de rotrariano, seus 24 dentes representam as 24 horas em que essas qualidades devem estar presentes em nossas vidas.

    Sabendo da simbologia da nossa roda denteada é difícil encontra um empecilho valido para ela não habitar o lado esquerdo da nossa vestimenta, indiferente do local onde estivermos ou da função que exercemos, esse símbolo deveria ser utilizado em todas as ocasiões, estejamos com uma roupa formal, social, de passeio ou mesmo de trabalho, sedo a roupa, terno, camiseta, camisa, jaqueta, jaleco ou macacão.
     Afinal usar o Pim não é apenas usar um adorno, mas sim se comprometer 24 horas com sua família, sua profissão, sua crença religiosa, com seus amigos, com a Instituição Rotary e em ser uma pessoa ativas em cada um desses pilares.
    Usar o Pim ainda pode trazer oportunidades frente aqueles que conhecem o rotary, como receber um melhor tratamento pessoal, ser considerado uma pessoa de boa índole, receber mais facilmente auxilio quando necessário e até mesmo atrair pessoas interessante, além de claro servir ao seu clube como um cartão de visita ou como modo de divulgação do rotary.
    Como norma o  Pin deve ser usado no lado esquerdo da lapela do paletó, podendo em blusas, camisas e casacos ser colocado na gola ou bolso do lado esquerdo. Quando em eventos ou reuniões festivas em que mais de um Pim podem ser usados. eles devem ser usados de cima para baixo: o Pim do Rotary, de reconhecimento(Paul Harris, Safira, Rubi, etc), e o Pin do ano rotário.
 
 Abaixo uma lista de motivos para usar o Pin todos os dias todo dia:
- Ser reconhecido como rotariano por outros rotarianos.
- Ser reconhecido como rotariano por quem conhece o Rotary.
- Fazer divulgação da marca Rotary.
- Fazer a divulgação do seu Rotary Club.
- Ligar a imagem sua ao Rotary.
- Mostrar ao conhecidos que pessoas como você fazem parte do Rotary.
- Servir como "gancho" para iniciar uma conversa sobre o Rotary e assim apresentar o Rotary a um não rotariano.



 

Um comentário:

  1. Maravilhoso, esse tipo de informação não podemos desprezar.
    Nem todos os companheiros tem todas as instruções necessárias para fazer bom uso do Pin.
    Parabens
    Valéria Gaiotto
    Secretaria 2017/2018
    distrito 4310
    RC Cerquilho - SP

    ResponderExcluir